Quantos já não leram a Bíblia sem obter o verdadeiro conhecimento pelas palavras? A Palavra do Senhor possui inúmeros mistérios, e é o desejo do Pai revelá-los.
Nesse estudo, baseado no curso “CONHECENDO A BÍBLIA”, abordaremos chaves para alcançar uma compreensão bíblica que levará você a desfrutar de níveis profundos de entendimento da Palavra.
O ENTENDIMENTO
“Temos mais uma razão para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus, vocês a acolheram não como palavra humana, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual está atuando eficazmente em vocês, os que creem.” 1 Tessalonicenses 2.13
A Palavra trabalha no coração daqueles que a recebem, assim como os irmãos de Tessalônica, que a receberam como de Deus, não como de homens; isso é o que traz a transformação.
Esse poder está condicionado ao entendimento da Palavra.
“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.” Mateus 13.23
Esse entendimento das Escrituras vem através da revelação, dada por Cristo, que transforma a vida em uma nova criatura.
“Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.” 2 Coríntios 5.16-17
Apenas o conhecimento da revelação é o que produz transformação, e essa revelação é dada pela pessoa do Espírito Santo.
OS NÍVEIS DE ENTENDIMENTO
NATURAL: O nível de entendimento humano é limitado; nem tudo pode ser compreendido, pois existe uma cegueira para as coisas do alto, algo que não pode ser revelado pela sabedoria humana.
O clamor do salmista é para que o Senhor revele Sua palavra e desvende os olhos, um desejo incessante que deve arder no coração do homem: conhecer a Cristo e compreender a magnitude do Criador. (Salmos 119.18)
Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o Teu mandamento é ilimitado. (Salmos 119.96)
ESPIRITUAL: O entendimento espiritual só pode ser alcançado através da mente de Cristo, e é o Espírito Santo quem capacita os Seus, guiando a mente humana nessa compreensão.
A palavra “revelação” é originada do significado de remover o véu, mostrando o que está escondido.
Jesus, sobre a revelação, exclamou: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.” (Mateus 11.25)
Não há sabedoria humana capaz de revelar os segredos do coração de Deus.
Paulo, sobre a revelação, escreve: “Mas informo a vocês, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é mensagem humana, porque eu não o recebi de ser humano algum, nem me foi ensinado, mas eu o recebi mediante revelação de Jesus Cristo.” (Gálatas 1.11-12)
O propósito da revelação, além de levar o homem ao lugar de dependência de Deus, é colocá-lo em um lugar onde seja impossível orgulhar-se de seu conhecimento em relação às coisas de Deus. Isso nunca será por mérito, sabedoria ou relevância.
Não existe homem capaz, pela sabedoria humana, de entrar em qualquer dimensão de compreensão das coisas de Deus. O conhecimento só pode ser acessado através do quebrantamento.
“Afinal, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com sabedoria de palavra, para que não se anule a cruz de Cristo. Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é o poder de Deus. Pois está escrito: ‘Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.’ Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o questionador deste mundo? Não é fato que Deus tornou louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação.” 1 Coríntios 1.17-21
Pois a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana. Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus.” 1 Coríntios 1.25-29
O entendimento espiritual é a chave que destrava as Escrituras; é a única maneira de acessar os mistérios de Deus.
COMO OBTER O ENTENDIMENTO ESPIRITUAL
SER CHEIO DA PALAVRA
É preciso meditar, ler, conhecer e examinar as Escrituras. Através da ajuda do Espírito Santo, que traz a compreensão, guiará a toda verdade.
“Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse.” João 14.26
O conhecimento da Palavra é a matéria-prima da revelação; é necessário gastar tempo buscando ser moldado pela verdade.
“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2.15
ORAÇÃO COMO FERRAMENTA
Orar buscando esse lugar de revelação é uma maneira de alcançar o entendimento espiritual. Em Tiago 4.2, a Bíblia diz que muitos não alcançam porque não pedem. Orar é uma ferramenta que o Senhor proporcionou ao homem, e é preciso clamar por pleno conhecimento.
“E também faço esta oração: que o amor de vocês aumente mais e mais em conhecimento e toda a percepção, para que vocês aprovem as coisas excelentes e sejam sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” Filipenses 1.9-11
ORAÇÃO EM LÍNGUAS
No livro de Isaías, capítulo 28, o Senhor fala sobre um canal direto com o seu povo, logo que os sacerdotes e profetas não conseguiam mais passar a mensagem que lhes era designada. O Senhor diz: “Pois bem, por meio de lábios zombeteiros e de uma língua estranha o Senhor falará a este povo.” (Isaías 28.11)
A revelação está associada ao falar em línguas, que traz níveis profundos de entendimento da Palavra. Orar em línguas nos leva a orar os mistérios das Escrituras e chegar à compreensão do coração humano.
Seja encorajado a buscar o entendimento espiritual, seja cheio da Palavra, ore com ousadia e em línguas, usando as ferramentas que o próprio Deus disponibilizou para o Seu povo.
Fonte: Orvalho