O Papel da Oração
12/03/2024 11:19 em Geral

A oração é uma comunicação pessoal com Deus, um pilar fundamental na vida cristã. Charles Spurgeon, um influente pregador do século XIX, ressaltou a imensa riqueza que se perde quando negligenciamos a oração.

 

“Nenhum de nós pode saber como somos pobres em comparação com o que poderíamos ser se vivêssemos habitualmente mais perto de Deus em oração.”

Charles Spurgeon

 

Jesus nos ensinou em seu modelo de oração a estarmos diariamente diante de Deus. Ter uma vida de oração nos aproxima do Pai e nos trás riquezas incorruptíveis.

 

APRENDER A ORAR

A oração é uma habilidade que se desenvolve com a prática e o estudo. Os próprios discípulos de Jesus sentiram a necessidade de aprender a orar (Lucas 11.1), um testemunho poderoso de sua importância.

 

“Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu:

— Senhor, ensine-nos a orar como também João ensinou os discípulos dele.”

Lucas 11.1

 

Essa aprendizagem ocorre através de dois métodos complementares: o conhecimento dos princípios bíblicos sobre a oração e a prática constante da mesma.

 

O “Pai Nosso”, oferecido por Jesus como um modelo de oração, encapsula elementos cruciais que devem estar em nossa prática diária de oração. Essa oração não é apenas um conjunto de palavras a serem repetidas, mas um esboço para guiar nossas próprias palavras e pensamentos em direção a Deus.

 

OS DIFERENTES TIPOS DE ORAÇÃO

Como cristãos, é essencial reconhecer e praticar diferentes tipos de oração. Efésios 6.18 nos incentiva a usar “toda sorte de orações e súplicas” e a manter uma atitude de vigilância e persistência. Esta passagem sugere uma abordagem diversificada à oração, abrangendo vários aspectos e necessidades.

 

1. Adoração e Louvor: Focamos na grandeza de Deus, agradecendo-o por Suas obras (ações de graça) e exaltando Seu caráter (adoração).

 

2. Petições e Consagrações: Aqui, trazemos nossas necessidades pessoais a Deus (petição), ao mesmo tempo em que nos submetemos à Sua vontade (consagração).

 

3. Intercessão: Orar pelos outros, lembrar das necessidades do próximo como se fossem nossas.

 

4. Batalha Espiritual: A oração é também uma arma na batalha espiritual, onde enfrentamos as forças das trevas e afirmamos a soberania de Deus.

 

A ORAÇÃO EFICAZ

A eficácia da oração está fundamentada em princípios bíblicos essenciais:

 

Orar em Nome de Jesus:

 

“Naquele dia vocês não me perguntarão nada. Em verdade, em verdade lhes digo: se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes concederá. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.”

João 16.23-24

 

Orar com Fé:

 

“Por isso digo a vocês que tudo o que pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim será com vocês.”

Marcos 11.24

 

“Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Que uma pessoa dessas não pense que alcançará do Senhor alguma coisa, sendo indecisa e inconstante em todos os seus caminhos.”

Tiago 1.5-8

 

Orar a Palavra:

 

“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.”

1 João 5.14,15

 

Conhecer e utilizar as Escrituras em nossas orações alinha nossos pedidos com a vontade de Deus.

 

EMPECILHOS À ORAÇÃO

Certos obstáculos podem impedir a eficácia da oração. Provérbios 28.9 e João 9.31 alertam sobre o impacto do pecado e a importância do temor a Deus. Para superar esses obstáculos, a confissão sincera e o arrependimento são fundamentais (1 João 1.9).

 

“Quem desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”

Provérbios 28.9

 

“Sabemos que Deus não atende a pecadores. Pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.”

João 9.31

 

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

1 João 1.9

 

Além disso, a falta de perdão e as desavenças conjugais podem ser barreiras à oração.

 

“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem, para que o Pai de vocês, que está nos céus, perdoe as ofensas de vocês. [Mas, se vocês não perdoarem, também o Pai de vocês, que está nos céus, não perdoará as ofensas de vocês.]”

Marcos 11.25-26

 

“Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar com discernimento, dando honra à esposa, por ser a parte mais frágil e por ser coerdeira da mesma graça da vida. Agindo assim, as orações de vocês não serão interrompidas.”

1 Pedro 3.7

 

A humildade é outro aspecto crucial, como 1 Pedro 5.5-6 aponta, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

 

A oração não é apenas um ritual ou uma formalidade; é o coração pulsante da vida cristã. Através dela, fortalecemos nossa relação com Deus, cultivamos a humildade e somos transformados. Viva uma vida de oração!

 

Fonte: Orvalho

COMENTÁRIOS