Cegueira Espiritual
26/03/2024 14:04 em Geral

Descubra O Segredo da Verdadeira Transformação Espiritual

“Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que ele está encoberto, nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” 

2 Coríntios 4.3,4

No caminho da fé, há um obstáculo que muitos cristãos lutam para superar: a “cegueira espiritual”. Esta não é uma falta de visão física, mas uma incapacidade de perceber e compreender as verdades profundas da Palavra de Deus de maneira que transforme a vida. Luciano Subirá, em seu livro “O Conhecimento Revelado”, no capítulo dedicado à “Cegueira”, nos convida a explorar essa jornada onde os mistérios da fé se desdobram diante dos que buscam sinceramente a face de Deus

CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA

A transformação genuína começa com o conhecimento revelado de Jesus Cristo. Este não é um conhecimento adquirido por meios humanos, mas aquele revelado pelo Espírito Santo. 

“E não somos como Moisés, que punha um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel não pudessem fixar os olhos no fim daquilo que estava desaparecendo. Mas a mente deles se endureceu. Pois, até o dia de hoje, o mesmo véu permanece sobre a leitura da antiga aliança; não foi tirado, pois só em Cristo ele é removido. Mas, até hoje, quando Moisés é lido, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, alguém se converte ao Senhor, o véu é tirado.” 

2 Coríntios 3.13-16

A Palavra afirma que existe um “véu” que cobre o entendimento de muitos, impedindo-os de ver a glória e a profundidade do Evangelho. Somente quando este véu é removido pelo toque do Espírito Santo, podemos realmente começar a compreender e experimentar a transformação através de Cristo.

 

ALÉM DA SUPERFÍCIE

O conhecimento superficial da Bíblia é como ver sem realmente enxergar. É preciso buscar incessantemente a revelação da Palavra, Jesus em Mateus 13:13-15 explica que muitos olham, mas não veem; ouvem, mas não entendem. Esta é a cegueira espiritual: estar rodeado pela verdade sem ser afetado por ela. 

“Por isso, falo com eles por meio de parábolas: porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.  Assim, neles se cumpre a profecia de Isaías: “Ouvindo, vocês ouvirão e de modo nenhum entenderão; vendo, vocês verão e de modo nenhum perceberão. Porque o coração deste povo está endurecido; ouviram com os ouvidos tapados e fecharam os olhos; para não acontecer que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.” 

Mateus 13:13-15

A verdadeira sabedoria, então, reside não apenas em conhecer as Escrituras, mas em permitir que elas penetrem profundamente em nossos corações e mentes, nos transformando de dentro para fora.

A REVELAÇÃO COMO CHAVE

A chave para superar essa cegueira é a revelação de Deus. Ele deseja revelar Seus mistérios aos que O buscam com coração sincero e humilde. 

“O Senhor confia o seu segredo aos que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” Salmos 25.14

Em Mateus 16:17, Jesus declara que a compreensão de Pedro sobre a verdadeira identidade de Cristo não veio “da carne e do sangue”, mas foi uma revelação do Pai celestial. 

“Então Jesus lhe afirmou:

— Bem-aventurado é você, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que revelaram isso a você, mas meu Pai, que está nos céus.” 

Esse é o ponto de partida, existem outros segredos que o Pai deseja revelar, assim como o salmista proclama, aqueles que temem ao Senhor poderão acessar os Seus segredos.

CHAMADO À AÇÃO

Devemos buscar a Deus com um coração aberto, pronto para receber o que o Espírito tem a revelar. Só então, poderemos ver as correntes da “cegueira espiritual” serem quebradas em nossas vidas, permitindo-nos caminhar na plenitude da luz e da verdade que Cristo oferece.

A verdadeira transformação espiritual está aberta para todos, mas requer um encontro revelador com a Palavra de Deus. 

Devemos nos achegar a Ele e orar:

“Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei.”

Salmos 119.18

Fonte: Orvalho

COMENTÁRIOS